0 MITO ou VERDADE: Tirar o pendrive sem remoção estraga?

Sabemos que tirar o pendrive sem ter o cuidado necessário do computador, notebook ou netbook é muito comum entre os usuários.
Muitas pessoas já ouviram falar que retirar o pen drive bruscamente pode causar algum prejuízo à máquina ou mesmo ao aparelho em questão, porém, mesmo assim, a maioria não tem preocupação com o assunto. Outros, no entanto, desconhecem totalmente a questão.
Aos desinformados ou mesmo àqueles que pensam que a ideia de danificar algum aparelho ao tirar o pendrive sem um cuidado especial, fiquem sabendo que é bem possível ter prejuízos. A explicação para isso é bastante simples. O seu pendrive pode queimar caso seja removido sem cuidado, pois, qualquer dispositivo USB utiliza energia elétrica para ser identificado e lido pelo computador. Deste modo, em uma remoção brusca, sem fazer com que ele pare de funcionar, pode acontecer que uma corrente elétrica esteja passando nesse momento e assim fazer com que o pen drive ou mesmo a porta de entrada USB seja queimada.
Outra questão relevante na retirada brusca do pendrive é quanto a integridade dos seus documentos. Por ele possuir a característica de "hot-swappable", ou seja, pode ser conectado ou desconectado com o computador ligado, sem risco de dano ao hardware seja a porta em que encontra-se ligado ou mesmo o próprio dispositivo. Os dados armazenados podem sofrer danos caso o dispositivo seja removido bruscamente durante operações de leitura ou de gravação.
Para não termos surpresas ruins ao retirar o pendrive sem a forma dita segura o ideal é seguir os passos recomendados. Assim, quando desejar remover o pendrive de uma unidade, clique inicialmente no ícone “USB” na barra de tarefas, bem próximo ao relógio, após selecione o drive referente ao pendrive e clique nele. Deste modo é feita a remoção segura. No entanto existe outra forma também recomendada para a remoção do pendrive.
Muitos especialistas defendem a ideia de que quando estamos usando um pendrive ou qualquer outro dispositivo removível, há um ícone que exibe a opção "Remover Hardware com Segurança", assim, o sistema assegura a integridade de seu pendrive e que não haja prejuízos de dados ao remover o dispositivo, como vimos anteriormente. No entanto, fala-se que é possível desconectar o pendrive com segurança sem avisar o sistema operacional. Para fazer isso, é necessário ter certeza que o mesmo não está mais transmitindo dados, ou seja, nem copiando e nem lendo arquivos. O pendrive costuma ter um led que fica piscando quando está em uso, realizando alguma operação. Então, se esta luz estiver apagada, dizem que é possível remover o dispositivo com segurança e assim, não danificar o pendrive e muito menos perder os arquivos.

Outros gadgets estragam?

Já comentamos sobre a retirada brusca do pendrive. Então, será que os outros dispositivos móveis também correm o risco de danificar ou mesmo prejudicar a sua máquina caso sejam retirados sem as precauções ditas necessárias? Devemos então "Ejetar ou desconectar hardware", antes de remover a câmera, pendrive, mp3 player ou qualquer dispositivo do computador? No geral os sistemas operacionais não gravam todas as ações diretamente, enquanto o usuário está realizando o ato. Ele costuma gravar de forma incompleta, e só é atualizado ao pedir para remover os dispositivos. Esse processo normalmente agiliza o tempo das operações. Deste modo, dispositivos que armazenam dados, como o pendrives e mp3 players, são os que mais podem ter problemas com a retirada incorreta. Assim, ao remover um dispositivo sem informar ao sistema, as últimas ações realizadas com ele podem ser perdidas. Após a retirada o usuário irá perceber que talvez alguns arquivos não foram salvos no computador ou mesmo possuindo erros.

Especialistas alegam que no Windows as consequências de uma interrupção brusca de um dispositivo é mais difícil de ocorrer, pois ele está preparado para uma remoção rápida. Para tanto, alegam que no Linux, o funcionamento é diferente, assim, se o usuário desconectar o dispositivo sem avisar o sistema, irá correr o risco de perder arquivos.
Os dispositivos que não armazenam dados, como scanners, impressoras, câmeras (web cam), etc, não há muita necessidade de informar ao sistema que eles serão removidos. Para muitos dispositivos, o Windows não costuma mostrar o ícone de remoção de dispositivo, indicando assim, que podem ser removidos diretamente do sistema.

Mito ou verdade? [verdade]

Após toda essa leitura, você deve estar pensando se é ou não verdade que a retirada brusca de um pendrive pode danificá-lo ou mesmo estragar um computador?
A resposta é Sim, pode estragar. O computador propriamente dito o risco é praticamente inexistente, apenas poderá danificar a porta de entrada USB, porém o risco de danificar o pendrive é maior. Além do mais, os arquivos podem ser danificados, e ninguém gostaria de perder documentos importantes, certo? Então, mesmo que o risco de danificar um computador seja pequeno, não basta ter um pouco mais de cuidado na retirada do dispositivo e garantir a integridade de todos os documentos.

Fonte:OficinaDaNet

0 Como Funciona a Lei do Pan

A lei determina a relação entre a posição da imagem aparente do som e a do controle panorama, isto se refere à forma como o som se comporta quando ele é movido através do campo estéreo.
Para entendermos melhor esta lei, primeiro precisamos entender o que é o botão PAN? A funcionalidade deste botão de panorama é para dimensionar o quanto de sinal ter para o lado esquerdo, direito ou centro.
Este botão serve para balancear a mistura (mixagem) ao enviar o som dos canais para vias estéreo. Poderíamos pensar no PAN como uma balança, onde estando equilibrada indica que o sinal para os dois lados (L e R) tem a mesma quantidade e pesando para o lado, indica que um dos lados recebeu mais intensidade.
Gosto muito da definição de balança, pois me lembra uma gangorra e não teria comparativo melhor pra se usar aqui. A gangorra funciona subindo e descendo, pois se um lado tem mais, então o outro tem menos. Por mais simplista que seja este pensamento, se você conseguiu captar, você entende onde quero chegar.

Tive ideia de fazer este artigo depois que chegaram vários comentários nas publicações sobre a Behringer X32 perguntando “porque visualmente ao mover o PAN para o lado, este lado sobe (ficando acima do que estava quando o panorama centralizado) e o outro lado desce?”.
Eu também já tinha recebido algumas vezes perguntas sobre panoramas, onde em uma console existe a sensação de aumentar a intensidade ao virar este balanço para os lados, enquanto em outras parece não acontecer. Incrível é que se tivemos uma boa base teórica, principalmente na questão de fundamentos, isto fica fácil entender.
Eu não tive esta base, eu aprendi na prática e só depois de alguns anos eu vim entender que se a teoria não justifica a prática, alguma coisa de errado está acontecendo, por isto é tão importante estudar. Este negócio de aprendermos na base da dor (erro e acerto) é muito ruim, se aprendermos a teoria por trás, podemos achar caminhos diferentes para ter uma solução mais rápida.
Voltando, se tivermos um lado do PA com uma quantidade de caixas e amplificação de um modelo e do outro lado tivermos a mesma coisa (idêntico), podemos dizer que no total, temos o dobro da capacidade de um dos lados. Digamos que estas caixas do lado esquerdo produza um som a 100dB SPL e como o lado direito é idêntico, também produzirá os mesmos 100dB SPL. Na teoria, o resultado da soma desta pressão sonora terá o ganho de 6dB SPL, ou seja, o dobro do som, idêntico, gera um ganho de até 6dB SPL. Então, o exemplo acima, será 100 + 100dB SPL = 106dB SPL.

Também vamos precisar entender como os sinais são somados ou divididos, dentro do equipamento, para dominarmos a Lei.
Se tivermos somente um canal e o panorama estiver centralizado, com os dois lados (L e R) recebendo 0dB, ou qualquer outro nível, o ouvinte ganha até +6dB SPL de soma em relação ao mesmo nível para cada lado independente. Isto por causa da soma de duas fontes de sonoras conforme falado no exemplo 100 + 100dB SPL = 106dB SPL. Ou seja, quem estivesse ao centro, receberia mais pressão sonora (até +6dB SPL) do que quem estava na frente de somente uma fonte.
Para resolver este problema, foi criada a Lei do PAN. Esta lei prevê que o canal quando enviado completamente para o lado esquerdo ou direito teria o nível máximo, já estando ao centro, este seria a intensidade reduzida por causa da soma das fontes. Cada fabricante usa um valor para esta atenuação (e depende também do produto).

São mais conhecidas três versões da lei, a versão de potência constante (-3dB), a versão de compromisso (-4.5dB) e a versão de tensão constante (-6dB). Existem fabricantes que utilizam no centro em 0dB e para as pontas uma soma de +3dB. Alguns fabricantes também não inserem diferenças para a monitoração (após o panorama), sendo assim, ao fazer “SOLO” (CUE) acaba causando desconforto com a diferença de intensidade.
Algumas pessoas, muitas vezes, nem prestaram atenção nestas diferenças, normalmente eles aplicam o panorama antes mesmo de levantar o fader e ouvir como o canal se comporta no centro e nas laterais e durante a mixagem acabam sendo pego de surpresa, caso optem por mudar o balanço.
Outra forma que a lei prevê, é para sinal estéreo endereçado para sinal mono onde existe um ganho de +3dB, isto pode acabar causando erros de medição de pico para estes sinais (mono). Nestes casos, alguns fabricantes inserem uma redução, -3dB ou -6dB dependendo dele, para que a soma para um canal mono nunca tenha mais intensidade que qualquer outra saída.
Com isto, a maioria dos fabricantes adotaram o meio termo para consoles analógicas em 4.5dB de atenuação. Vários programas (DAW) dispõem da possibilidade de configurar os valores que deseja usar para lei. Só acho lamentável não existir tanta atenção para isto nos manuais de consoles digitais.
Gostou? Então deixa um comentário, ele é muito importante para que eu possa fazer melhor nos próximos textos. Ahhh!!!! Aproveita e compartilha nos botões abaixo.

Fonte:ThiagoBorges

0 Melhoria Contínua de Serviço (MCS)

A melhoria continua de serviço é um processo que pertence a ITIL. (falaremos em breve o que é ITIL).

É um processo de bastante importância e que é aplicado em varias empresas de vários setores. Principalmente as de TI.

A melhor forma para definimos é dizer: A MCS é responsável por gerenciar melhorias nos serviços para alinhar estes com a necessidade do negocio que mudam ao longo do tempo.

Exemplo: Digamos que um determinado salão de beleza, contrate um consultor de TI para implantar um banco de dados, que tenha todos os seus clientes. O consultor faz a implantação de um determinado BD, e cadastra os clientes do salão. Passado um ano da implantação, o dono do salão liga dizendo que surgiu uma tela dizendo que o BD, não comporta mais cadastros. Digamos que o consultor implantou o Access no salão. Sabemos que esse  BD ele é limitado. O que o consultor tem quem fazer? A resposta é simples. Trocar o Banco de Dados, para um que possa ter mais espaço para cadastrar mais clientes. Exemplo: SQL Server.

Com isso vemos a melhoria de um determinado serviço. Logico que toda mudança, tem um custo para o cliente, que consequentemente irá trazer valor ao seu negocio. Na nossa historia acima, o dono do salão talvez tenha comprado a licença do SQL Server.  Você reparou que eu disse TALVEZ. Porque na verdade eu preciso saber a necessidade do meu cliente para depois oferecer uma solução.

Se você é prestador de serviço de alguma determinada área, está iniciando em TI ou é Técnico. É muito bom conhecer a melhoria continua de serviço. Assim você irá oferecer soluções de forma eficiente ao seus clientes.


Em breve estaremos falando mais sobre assunto.

0 PC Novo; Quais os programas essenciais?

Se você acabou de adquirir um novo computador, reinstalou o Windows ou apenas quer saber quais são os principais programas para o seu PC, este artigo é para você. Selecionamos uma lista de softwares para um bom funcionamento e usabilidade da máquina.
Computador novo é ótimo, afinal, tudo está "voando", a máquina não tem nenhum problema. No entanto, caso você não tenha um backup de softwares para instalar no sistema operacional da Microsoft, deverá sair a procura dos programas. Mas, pensando bem, quais são aqueles softwares você realmente necessita para ter um computador operante e leve? "Será que existe uma lista de programas que suprem as necessidades do PC?" Confira a lista que preparamos.

Antivírus

Na teoria, se você não acessar a internet, não precisa de Antivirus, mas que - neste século - não acessa a internet, não é mesmo? Então, um dos principais programas para quem quer ter uma máquina segura é o Antivírus ou Internet Security. O software impede que pragas virtuais, mais conhecidos como vírus, tenham acesso a informações do seu computador. Você não é culpado por eventuais tentativas de invasões que possam ocorrer em seu computador, contudo, o Antivírus estará pronto para lhe ajudar.
As principais opções disponíveis no mercado são:
  • Avast! Free Antivirus
  • AVG Anti-Virus Free
  • Avira AntiVirus
  • Microsoft Security Essentials

Navegador

Ferramenta essencial para quem quer utilizar seu computador para acessar a internet. Também conhecido pelo termo em inglês WEB BROWSER ou simplesmente a palavra BROWSER, é um software que transforma as linguagens da programação como HTML, HTML5, PHP, em páginas da web. Existe diversas opções de navegadores, porém, selecionamos as melhores, confira abaixo:
  • Google Chrome
  • Mozilla Firefox
  • Internet Explorer
  • Safari
  • Opera

Utilidades

Cuide da saúde do seu computador, remova arquivos desnecessários, sujeiras do navegador e entradas invalidas do registro tudo isso com programas leves, simples de usar e que são capazes de melhorar o desempenho da sua máquina. Seu PC é como uma máquina registradora, ela - com o perdão da redundância - registra tudo que você executa no computador, idependente de quantas vezes você o faça, lá está um novo registro. Limpar este registro temporário é importante para você agilizar o processamento e tirar aquele fardo de informações antigas que o computador está carregando.
  • Advanced Systemcare
  • CClenaer
  • Soluto

Plug-ins

Os plug-ins são basicamente uma tecnologia desenvolvida para visualizar conteúdos animados (incluindo jogos diversos), acessar sites de bancos, assistir vídeos dos principais sites, entre muitas outras coisas. Falando sobre plug-in de bancos, algum deles deixam seu computador mais lento, por isso, criamos um artigo que ajuda você a resolver o problema.
  • Adobe Flash Player
  • Microsoft Silverlight
  • Adobe Shockwave Player
  • Java Runtime
  • DirectX

Compactadores

Se você gosta de baixar arquivos na internet, sabe que a maioria deles vem compactados em formatos conhecidos como o .rar e o .zip. Porém, para descompactá-los será necessário de um programinha que promete cumprir essa tarefa. Os melhores e mais conhecidos são:
  • WinRAR
  • 7-Zip
  • WinZip

Leitor de PDF

Livros, documentos de texto entre muitos outros arquivos estão disponíveis no formato PDF (Portable Document Format) que atualmente pertence a empresa norte-americana Adobe. Apesar de ser proprietária desse formato a Adobe distribui gratuitamente um leitor que recebeu o título de um dos melhores do mercado o Adobe Reader, porém, existe diversos outros softwares de outras empresas que são capazes de ler esse tipo de arquivo, como:
  • Foxit PDF Reader
  • Sumatra PDF
  • SlimPDF Reader
  • Nuance PDF Reader

Escritório

Necessário para pessoas que for utilizar o computador para criar, editar e visualizar documentos, planilhas e apresentações. A melhor opção do mercado é a Suíte Office da Microsoft, porém, para adquiri-la você terá que investir um bom dinheiro. Mas existem outras ferramentas disponíveis para o público que não quer gastar nenhum centavo, são elas:
  • LibreOffice
  • BrOffice
  • AbiWord
  • Open Office
Através das opções acima você já terá uma boa experiência com seu novo computador. É claro que existem muitos outros programas para se ter em um PC, mas com as opções que foram citadas, é um tremendo começo.

Fonte:OficinaDaNet

0 Leve um kit de primeiros socorros

Coloque no pen drive utilitários essenciais para pôr ordem no seu computador caso um problema apareça

pen drive pode servir de estojo de primeiro socorros para o micro. Quando for necessário consertar a máquina ou remover um vírus, as ferramentas estarão à mão. O pacote básico pode contar com oCCleaner e uma ferramenta de remoção de vírus como o Clam- Win. Outra possibilidade é usar o Anti-Malware Toolkit. É um utilitário que baixa automaticamente as últimas versões de programas como o Spybot, CCleaner, Avast, Avira Antivir e Comodo Firewall. Também inclui utilitários para remover antivírus mal comportados e utilitários de disco. Basta indicar um diretório do pen drive para armazenamento dos programas. Incidentalmente, o próprio Anti-Malware Toolkit roda em pen drive.

Fonte:Info

0 Controle sua casa com o Raspberry Pi, utilizando Reconhecimento de Voz e Infravermelho (Parte I)

Apresentaremos um projeto simples que poderá ser empregado em várias áreas, com diversos propósitos. Você poderá controlar dispositivos como: TV, DVD, Ar-Condicionado, Som, Iluminação, Receivers, ou seja, a maioria dos dispositivos que são controlados por controle remoto infravermelho (I.R.), e tudo isso ao comando de sua voz em português (ou em inglês, se assim preferir).



Conhecimentos necessários para a montagem do projeto
  • Conhecimento básico em eletrônica geral, pois será necessário ligar alguns fios e componentes utilizando como suporte uma pequena protoboard.
  • Conhecimento intermediário em Linux, necessário para instalação do sistema operacional Raspbian, instalações de pacotes e edição de alguns arquivos no Raspberry Pi.
  • O leitor não precisa entender de programação, porém se tiver uma noção básica de script será interessante para o entendimento do código-fonte.

Tecnologias utilizadas
  • Raspberry Pi;
  • Google Speech Recognition API;
  • LIRC (Linux Infrared Remote Control);
  • Emissor e Receptor Infravermelho (I.R.).

Hardware e Sistema Operacional
Rotulado como o menor PC do mundo, o Raspberry Pi foi lançado em 2012 e desenvolvido na Grã-Bretanha. Inclui um processador ARM, interface de rede, entrada de cartão SD, HDMI, USB e saídas de áudio e vídeo.
Para a montagem do projeto, utilizaremos como plataforma o Raspberry Pi/Modelo B, pois este modelo possui 512 MB de memória RAM. O sistema operacional que utilizaremos é o Raspbian, que é uma derivação do Linux/Debian própria para o Raspberry Pi. Para tanto um cartão SD de pelo menos 4 GB será necessário para a instalação do sistema operacional e os demais pacotes de software. O download do Raspbian pode ser obtido em http://www.raspberrypi.org/downloads.
Para não nos desviarmos do contexto deste projeto, não iremos nos aprofundar no passo a passo da instalação do sistema operacional, porém todas as instruções para instalação do mesmo podem ser obtidas em http://www.raspberrypi.org.
Após a instalação do Raspbian, efetue o login utilizando o usuário “pi” que, por padrão, possui a senha “raspberry”. Para facilitar a montagem do projeto e instalação de todos os pacotes, utilizaremos o usuário “root”, pois assim evitaremos contratempos no meio do caminho. Este, por padrão, é o usuário com maior privilégio em um ambiente Linux.
Após a instalação do sistema operacional, o Raspbian abrirá um menu. Sugiro que alguns passos sejam executados neste menu:
  • Expand Filesystem: recomendo que esta opção seja selecionada para que haja um melhor aproveitamento no espaço do cartão SD.
  • Change User Password: neste momento esta opção não é necessária. Desconsiderar.
  • Enable Boot to Desktop: não recomendo esta opção para este projeto, pois queremos entrar em modo linha de comando. Desconsiderar.
  • Internationalisation Options: opcional, caso queira configurar teclado e acentuação.
  • Enable Camera: Desconsiderar.
  • Add to Rastrack: Desconsiderar.
  • Overclock: Desconsiderar.
  • Advanced Options: conecte o cabo de rede, estando com acesso a internet, selecione a opção A5 Update, para que o Raspbian possa ser atualizado. Este processo pode levar algum tempo, pois as atualizações serão “baixadas” via internet. Ao finalizar a atualização, clique em “Finish”.
Agora vamos definir uma senha para o usuário root, então digite na linha de comando: sudo passwd root. Digite a senha duas vezes para confirmar. Na sequência, vamos efetuar o login com o usuário root, então digite: su rootEntre com a senha de root, cadastrada no passo anterior.

Fonte:SaberEletronica

0 Mesa Digital SoundCraft Vi3000

Lançada em março de 2014, este novo lançamento da Soundcraft, a mesa de mixagem Vi3000 é mais uma da serie Vi da qual já fazem parte as consoles Vi1, Vi2, Vi4 e Vi6.A nova Vi3000 é segundo o fabricante uma das melhores consoles digitais para som ao vivo na sua faixa de preço.

A Soundcraft Vi3000 oferece ampla conectividade no painel traseiro com entradas e saídas analógicas e digitais. E além de entradas e saídas analógicas e digitais, o console fornece MIDI, USB, Ethernet, saída DVI, Dante / Madi e outras conexões. A Vi3000 é o primeiro console Soundcraft a incorporar uma interface de Dante como padrão, para a rede de áudio digital direta com dispositivos habilitados para Dante. A Vi3000 mantem as características da serie Vi, tais como faders iluminados com diferentes cores de acordo com sua função, compatibilidade com ViSi app Soundcraft que permite o controle remoto a partir de um iPad, reverb Lexicon, compressão dbx. O console Vi3000 usa ainda o Soundcraft SpiderCore - um poderoso DSP baseado na tecnologia STUDER.
















Para saber mais: http://www.soundcraft.com/products/vi3000preview.aspx 
Fonte:Musitec

0 Os Perigos da Internet

O modo em que as pessoas começaram a se comunicar e buscar informações mudou muito, principalmente ao que diz respeito a velocidade dessa comunicação

Hoje em dia temos acesso a notícias praticamente em tempo real, o mesmo acontece com conversas on-line,seja através somente de textos como também com o auxílio da webcam.Na internet temos acesso a praticamente tudo: informação imediata, cultura, entretenimento diversificado, conteúdos destinados ao público adulto, enfim, inúmeros segmentos.

Você tem a liberdade de percorrer caminhos diferenciados na internet; a principio com segurança, realiza pesquisas, explora conteúdos, acessa sites de relacionamentos, trabalha, entre outras tantas atividades que a internet oferece.

Então, com todas essa diversidade de alternativas de uso da internet, você acha que está seguro atrás da tela de um computador?

A resposta é não. A cada acesso estamos expostos a vírus e malware, eles estão espalhados por todos os lugares, onde talvez, menos imaginaríamos. Com apenas um clique você poderá se expor a riscos, como vírus, farsantes e conteúdos impróprios.

Sites de relacionamento

Sites de relacionamentos estão entre os grandes vilões da internet. Muitos perfis falsos são criados com uma única finalidade: enganar. Muitas pessoas estão especializadas em aplicar golpes através da internet, e muitos deles ocorrem pela ingenuidade da vítima. Os farsantes acabam criando vínculo com a suposta vítima e assim, conseguem além de roubar, muitas vezes até cometer algum crime sexual e pior, cometer um assassinato.
Os vírus são também prejudicam a internet. Com um computador contaminado, os ladrões virtuais conseguem ter acesso a contas bancárias e assim, realizar diversos desvios de dinheiro. Quando a pessoa vai procurar por seu dinheiro, ele não está mais lá.

Há risco para adultos na internet?

Para os adultos a internet pode oferecer vários riscos. Pensando nas criança, o risco aumenta ainda mais. Já faz tempo que as reportagens comentam sobre os crimes da internet, muitos deles ligados a pedofilia. Os pedófilos costumam usar sites de relacionamento para procurar suas novas vítimas. Muitos deles se passam por crianças da mesma idade até chegar onde eles pretendem. Sites de pedofilia também são rotineiros, cada dia mais são descobertas novas páginas desse tipo de conteúdo.

Em países mais evoluídos, o tema sobre segurança no mundo virtual começa desde pequeno, como matéra de sala de aula ou mesmo em forma de palestras e grupos de discussão. Temos que lembrar que se hoje a internet já é fundamental na nossa vida, daqui alguns anos ela será indispensável e todos estarão conectados à ela. Assim, ensinar a lidar com a internet e seu males precisa começar na infância, seja na escola ou em casa mesmo. Nós adultos precisamos nos reeducar, precisamos estar sempre atentos ao acontecimentos e as pessoas que nos rodeiam na rede. As crianças precisam ser educadas a saber lidar com essa tão preciosa arma. Os maiores riscos da internet são: realizar download de vírus e malware; ter conversas impróprias em chats ou redes sociais (lembre-se que sua conversa pode estar sendo gravada!); acessar conteúdos impróprios; acessar sites de pedofilia; golpes financeiros, geralmente com o roubo de alguma senha através de vírus; e não deixando de lado o cyberbullyng.

Fonte:Oficina da Net
 

CeltroBlog Copyright © 2014 - |- Template created by Celtronic Soluções