A melhoria continua de serviço é um processo que pertence a
ITIL. (falaremos em breve o que é ITIL).
É um processo de bastante importância e que é aplicado em
varias empresas de vários setores. Principalmente as de TI.
A melhor forma para definimos é dizer: A MCS é responsável por
gerenciar melhorias nos serviços para alinhar estes com a necessidade do
negocio que mudam ao longo do tempo.
Exemplo: Digamos que um determinado salão de beleza,
contrate um consultor de TI para implantar um banco de dados, que tenha todos
os seus clientes. O consultor faz a implantação de um determinado BD, e
cadastra os clientes do salão. Passado um ano da implantação, o dono do salão
liga dizendo que surgiu uma tela dizendo que o BD, não comporta mais cadastros.
Digamos que o consultor implantou o Access no salão. Sabemos que esse BD ele é limitado. O que o consultor tem quem
fazer? A resposta é simples. Trocar o Banco de Dados, para um que possa ter
mais espaço para cadastrar mais clientes. Exemplo: SQL Server.
Com isso vemos a melhoria de um determinado serviço. Logico
que toda mudança, tem um custo para o cliente, que consequentemente irá trazer
valor ao seu negocio. Na nossa historia acima, o dono do salão talvez tenha
comprado a licença do SQL Server. Você
reparou que eu disse TALVEZ. Porque na verdade eu preciso saber a necessidade
do meu cliente para depois oferecer uma solução.
Se você é prestador de serviço de alguma determinada área,
está iniciando em TI ou é Técnico. É muito bom conhecer a melhoria continua de
serviço. Assim você irá oferecer soluções de forma eficiente ao seus clientes.
Em breve estaremos falando mais sobre assunto.